Submarino

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Enxaqueca


Bom dia moças e rapazes, como vocês tem passado?

Eu estou ausente do blog nos últimos dias, isso se deve a vários fatores, trabalhos de faculdade, muita dor de cabeça, entre outras coisas.
Hoje o post é dedicado sobre isso, enxaqueca.
Eu tenho a uns 7 anos já, e faço tratamento a 1 ano, e simplesmente tem vezes que parece que o tratamento não está fazendo efeito, e lá vem uma crise.
Vamos falar um pouco sobre isso:

- O que enxaqueca?
Enxaqueca, também conhecida por migrânea, é um distúrbio neurovascular crônico e incapacitante, com base biológica que acomete as pessoas geneticamente predispostas.
Esse tipo de cefaleia primária pode ocorrer em qualquer idade, mas costuma manifestar-se mais em adolescentes e adultos jovens e afeta mais as mulheres do que os homens.
Em cerca de 15% dos casos, o quadro de dor é precedido (ou acompanhado) por uma aura premonitória que envolve sintomas neurológicos. Sua principal característica é o embaçamento da visão ou a presença de pontos luminosos, em zigue-zague ou manchas escuras nos períodos que precedem as crises dolorosas.

- Características:
O sintoma típico da enxaqueca é uma dor latejante e pulsátil, geralmente unilateral, de intensidade moderada ou forte, acompanhada por náusea e vômitos, hipersensibilidade à luz (fotofobia), aos sons (fonofobia) e a certos odores (osmofobia), que se mantém de quatro a 72 horas e piora com o movimento.
Irritabilidade, depressão, agitação são transtornos de humor que podem estar associados às crises de enxaqueca, ou antecedê-las.

- O que ajuda a melhorar:
Já está comprovado que mudanças no estilo de vida e evitar os gatilhos que disparam as crises são procedimentos não farmacológicos indispensáveis para a prevenção da enxaqueca. Alimentação equilibrada, sono regular, prática de exercícios físicos, redução do consumo diário de cafeína, controle dos níveis de estresse são medidas que ajudam a diminuir a frequência e a intensidade das crises.

- Como é o diagnóstico e tratamento:
O diagnóstico é clínico baseado no levantamento da história familiar e nas queixas do paciente Para defini-lo, basta que a dor esteja acompanhada por três ou quatro dos sintomas acima enumerados.
O tratamento da enxaqueca leva em consideração as características da dor e a frequência das crises. O objetivo é suprimir os sintomas e evitar a incidência de novos eventos. Nos episódios agudos, os analgésicos comuns, eventualmente associados a outras drogas, podem representar uma solução eficaz contra a dor, especialmente se tomados assim que surgirem os primeiros sintomas. Pacientes que não respondem bem a esse esquema terapêutico podem recorrer aos triptanos, uma classe de drogas com mecanismo mais específico de ação.

Eu como já comentei, tenho a uns 7 anos, durante as crises tenho sensibilidade a luz, sons e cheiros, inclusive chego a ter dor de ouvido junto a dor de cabeça quando ela perdura por muitos dias. Tenho enjôos, ânsia de vomito, e em alguns casos fico horas sem comer por que até a água vomito(nesses casos é hora de partir para o soro).
Em relação aos transtorno de humor, fico bastante depressiva, apesar de não demonstrar, isso porque nada do que faço durante a crise rende, parece que estou apenas dando voltas e não saiu do lugar, o rendimento em tudo cai, fico mais ‘lerda’ para compreender as coisa e minha memória parece que reduz, esqueço das coisas. A irritação se faz presente também, porque nada parece dar certo, e sons, luz, cheiros incomodam.
Faço tratamento a 1 anos, utilizo o medicamente Rebaten LA, que tem como objetivo prevenir para que a dor não volte a ocorrer, ele tem ajudado bastante, não tenho mais vômitos depois que comecei o tratamento. Para a dor, ele não serve, se você estiver com dor, ele não vai fazer com que ela passe, nesse caso outros remédios devem ser usado, nesse caso utilizo o Naproxeno por recomendações neurológicas, e remédios comuns como a neusaldina, dorflex, doril, etc.
Semana passada estive com uma crise bem forte, deixei de ir trabalhar, ir para a aula.
Já tiveram dores fortes assim?

Esse site é a fonte de algumas informações contidas no post.

Beijoos e até a próxima!

4 comentários:

  1. Graças a Deus não tenho mas nem dores de cabeça
    Mas um post bem util, a sua pode ser de stress né?
    Passando para desejar
    BOA SEXTA FEIRA! ♥
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  2. Interesante post!!! gracias por tu bonito comentario!!
    Te sigo YA!!! también te he agregado a G+! espero que tu también.
    Buen fin de semana! y mi G+ para tu post...

    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho esse problema também e vou te falar só consigo melhorar se comer alguma coisa kkk, parece mentira passa rapidinho, seu que não é o seu caso, espero que tenha sucesso no tratamento! Seu blog é tudoo amei e estou seguindo www.flordlismaisvoce.com

    ResponderExcluir